A indignidade das mães solteiras
“Ninguém quer mulher com filhos.”
Essa frase é ouvida por 95% das mães ao final do relacionamento. Apesar de ser ridícula, é o fantasma que assombra grande parte da estatística.
Antes fosse só essa tribulação. O mundo ainda – mesmo depois de 45 anos da criação da lei do divórcio – recrimina mães divorciadas.
Hoje tive uma conversa com uma leitora, que é mãe solteira, assim como eu. O assunto rendeu sobre a nossa esperançosa busca pelo amor verdadeiro. Imaginamos momentos românticos, viagens, ver o luar na praia, os lindos olhares apaixonados, tudo que lemos nos livros. Pensamos ate no evento perfeito de casamento. “Intimista, romântico, com amigos mais próximos. Quinze, vinte casais, mas acho que hoje não tenho nem metade disso de amigos.” Ela disse.
E então essa frase me tocou, com um gatilho recente.
Mães solteiras enfrentam julgamentos e dificuldades por conta do machismo ou até mesmo por ter filhos.
Os homens são criados para ter seus próprios filhos, “procriar o sangue”. Nada de criar filho de outros homens.
Muitas famílias não aceitam que seus filhos se relacionem com mães solteiras. Algumas podem fazer vista grossa, mas por dentro, jamais vão levar com naturalidade, que o filho crie o filho de outro homem.
Me alegro ao ver casos de homens que não só aceitam, como adotam e amam até mais que o pai biológico.
Eu tive um padrasto que foi meu melhor amigo, e exerceu um papel excelente durante os anos que eu não convivi com meu pai.
Mas não são casos tão comuns, haja sorte.
A mulher que decide pelo divórcio, e desmembra a família, (independentemente do motivo que a levou a decisão) vai descobrir aos poucos que a sociedade condena tal “fraqueza”.
Os mandamentos biblicos é que a mulher tem o papel de procriar, manter a família unida e honrar seu marido acima de tudo.
Mas como mãe solteira, verá que nem todas as portas estão abertas para elas. Sem falar nos problemas que vai ter de lidar, como abandono parterno do filho, ja que muitos homens desconta no filho a escolha da mulher. Trabalhar fora, cuidar da criança sozinha, e reconstruir a vida.
Tanto avanço na cultura, nos direitos, na religião, e mesmo assim sentimos o efeito do preconceito sobre mães.
A maioria das pessoas podem até admirar a mulher que tem coragem de mostrar a voz, de não aceitar um casamento infiel, violento ou infeliz.
Muitos dos que elogiam tal coragem e independência, não a verá como apropriada para estar por perto, por estes mesmos motivos. Quem dirá ser um deles.
O mais triste disso tudo, é que são mulheres julgando e condenando outras mulheres.
Não se engane com elogios. Há uma hipocrisia em grande parte (uma mentira social). Essa afeição tem tom de crítica, e podemos decifrar isso analisando o comportamento desses admiradores.
Sempre observei minuciosamente as pessoas. As expressões são a transparência da mente, e assim, quando a boca diz algo que não está alinhado com o pensamento, as ações denunciam.
Já tive amizades que diziam me adorar, mas se afastaram quando decidi acabar o meu casamento. Muitos casais sumiram, acredito que eu poderia ser uma má influência e até uma referência indesejada para o relacionamento de ambos.
Mães solteiras enfrentam julgamentos e dificuldades o tempo todo, por conta do machismo ou simplesmente por serem mães sozinhas.
Os homens são instruídos a terem seus próprios filhos. “Sangue do sangue”. Nada de criar filho de outros homens.
Muitas famílias não aceitam que seus filhos se relacionem com mães solteiras. E algumas fazem vista grossa, mas por dentro, não concordam que seus filhos criem filho de outro.
Me alegro em ver casos de homens que não só aceitam, como adotam e amam mais que o pai biológico. Eu tive uma otima experiência com um padrasto que foi meu melhor amigo, e exerceu um papel excelente enquanto meu pai não estava por perto.
Mas são casos de sorte.
Por fim, gostaria de dizer que não me preocupa a possibilidade de um novo casamento não acontecer na minha vida. Não tenho medo de não ter um relacionamento sério por conta de já ter filhos. A vida não se resume em uniões ou casamentos. Precisamos de carinho, de amor, mas não é uma regra familias serem compostas por um casal e os filhos. Há diversas maneiras de encontrar a felicidade e o amor, sem estar numa relação conjugal. O mundo é grande e tem de ser explorado, conforme a vontade de cada qual.
Amor não é condição, talvez seja uma escolha, e muito provavelmente, algumas renúncias. Mas é possível para todos!
O choro é livre
Antes de criticar os homens, pelo menos verifica o por que disso. Depois da lei da paternidade sócio-afetiva caiu drasticamente o número de homens que tá afim disso. Sem contar que vejo mulher reclamando disso, mas qdo o contrário acontece, não tem artigo de jornal falando do toco que os pais solteiros tomam.
Verdade, a maioria das mulheres não se relacionam com Pais solteiros é um direito delas escolher mas quando é o contrário é machismo e Blablabla…
Doulgas, acredito que há exceções pra tudo. Normalmente, quando o casal com filhos se separam, as crianças ficam com a mãe. O pai solteiro tem uma responsabilidade ou outra em dias pontuais. Acho sim que o preconceito contra pais solteiros existem. Eu só não me envolveria com um pai se ele fosse ruim, irresponsável e negligente, pois sendo assim, que tipo de futuro eu estaria almejando pra mim?
Minha visão do texto foi conforme minha experiência como mãe solteira… Mas não descartei que o cenário contrario não exista. Eu sei que existe, mas felizmente é menos comum!
Meu caro, na minha coluna eu escrevo sobre minhas experiências… Não sou defensora incondicional das mulheres, muito pelo contrário, já escrevi textos lamentando atitudes, pode conferir.
O fato é que, em questão de números, as mães solteiras são muito mais atacadas e rejeitadas do que os pais solteiros. Até porque, tradicionalmente, quando o casamento acaba, os filhos ficam com as mães. Os pais em sua maioria, visitam, pagam pensão e vida que segue, correto? Que tomem “toco” por serem pais, acho que sim. Mas avaliem se esses tocos são por motivos de serem pais negligentes, porque a mulher que percebe que o cara não faz questão dos próprios filhos, que segurança isso passa para ela?
Engraçado, acham que mães solteiras são preteridas por conta de machismo, ou qualquer outro ismo? Conta outra! Por acaso os homens são obrigados a aceitar criar filhos de outros, a caírem em pensões sócio-afetivas? Valha-me deus…
Tadeu, ninguém é obrigado a nada. Se entendeu isso, volte e leia novamente.
O tema do artigo foi questionar os preconceitos que mães solteiras sofrem. A gente vive uma sociedade onde, bem ou mal, devemos manter o casamento, mesmo que estejamos apanhando dentro de casa. Essa é a questão, mulheres serem criticadas e rejeitadas por buscar melhor condição de vida.
Também retratei que as vezes um homem aceita (por livre e espontânea vontade) e a família dele nem tanto. Acho que a mensagem que eu quis passar era somente para abrirem a mente. A mulher independente que tem filho, sabe de suas responsabilidades, e como o “independente” já diz, ela só quer ser feliz, os filhos são só um detalhe pessoal dela, assim como responsabilidade dela.
“os filhos são só um detalhe pessoal dela, assim como responsabilidade dela.” isso nao existe talita, a paternidade socioafetiva prova o contrario, o homem nao tem como viver com uma mulher com filhos sem acabar legalmente assumindo um papel paterno, o que ja enquadra ele na lei.
Ninguém manda dar pra vagabundo!
Eu com 30 anos nunca namorei, as mulheres nunca me quiseram. Do nada aparece esses embustes com filho de vagabundo. Se eu namorar um saiba que se eu não matar a criança ela vai apanhar todo santo dia pra saber que ele é filho de um lixo.
Cuidado com o que fala, nem sempre é o caso de dar pra um vagabundo.
“Vai apanhar todo dia pra saber que é filho de um lixo”… Afinal, quem é o lixo, o pai que não está tocando um dedo na criança, ou vc,o padrasto? Alguém que não sabe dar amor e se orgulha em dizer isso, deve ter sérias frustrações não tratadas.
“os filhos são só um detalhe pessoal dela, assim como responsabilidade dela.”
As que falam isso são as que mais peiteiam ações judiciais por paternidade socioafetiva. Hipocrisia sem limites. Engraçado é esse pensamento das mulheres de acharem que o homem deve aceitar qualquer condição que elas imaginarem, bastando para isso usar qualquer palavra machismo ou qualquer derivada. Me poupem. Homem que cria filho de outro é um bom otário e tem que sofrer todas as xonsequências possíveis e imagináveis, inclusive as judiciais.
Elas querem calar e censurar os homens! Elas querem que os homens desistam das Mulheres que não tem filhos! Elas querem que o cara seja padastro a força, na marra, contra a própria vontade! Quando elas ofendem, xingam e julgam um Homem que não ser padastro de uma forma indireta elas também estão menosprezando uma Mulher que não é mãe! A maioria esmagadora dessas mẽs solteiras não querem um homem que já é pai!
Meu Deus, depois que eu falo ( sou viúva) que não quero mais relacionamento; Quero terminar de criar meu filho, ouço: ah, você é nova ainda. Precisa de alguém…
Com esses comentários vejo que estou mais que certa.
Nós não nos referimos a viúvas e sim nos referimos a essas mulheres que engravidam de um e de outro, tiquinho de um e tiquinho do outro… É até uma falta de respeito com os próprios filhos, além de ser vergonha pra família é humilhação para o otário que assume!
Assumir mulher com filho de outro macho é coisa de coitado, carente, fracassado e que não pega ninguém. Geralmente são só esses tipos que assumem. Podem observar! Isso é a pior humilhação para o homem!
Concordo namorar ou até mesmo casar com mãe solteira é pra fracassado que não conseguiu ninguém aí pegou o resto de cafajeste, quando era nova e sem filhos nem te dava bola agora com catarrento a tira colo, você é perfeito para ser o beta provedor.
Verdade! Até hoje todos os casos com mãe solteira que conheci e vivenciei, elas só queriam alguém pra ajudar nas despesas e na criação dos filhos delas e não um homem pra vida delas. E no fundo a gente sabe que se elas não fossem mãe solteira, jamais olhariam para esses homens que assumem elas. Já passei por isso e é muito doloroso e humilhante descobrir que a mulher que você ama nunca te amou e só está com você porque ela tem filhos pra criar.
Sim, normalmente são homens que abandonam as mulheres boas e vão sustentar filhos de cafajestes…
Boa rapaziada, os homens estão despertando. Sigam o canal do Don Sandro, Trunks do Futuro(digite no Google “Trunks do futuro geração boomer, para encontrar o canal), sigam também o canal do Kodama, o do Bruno Social Arts, o Social Promo do Geova, e o canal do Yani Kirigaya, não vão se arrepender do conteúdo libertador dessa Matrix ginocêntrica.
Pesquisem no Google ” Don Sandro manual do mangina moderno” e verás a verdade.
Essa Talita Andrade não sabe o que fala amigos, cuidado com essas feministas e com os artigos que elas publicam por aí. Os homens estão ficando espertos e dando um basta na manginisse, como já sugeriram aí nos comentários, sigam o canal do Don Sandro, e assistam o ‘manual do mangina moderno’ no canal dele. Sigam seus próprios caminhos e fujam dessas modernetes.
So falo o seguinte, se preparem feminazis, vocês vão sofrer, e não será pouco, vão ser usadas e descartadas como pegado de carne. Eu não.tenho mais pena, não ajudo, já vi mulher ser espancada por macho perfeitinho, aquele tipo que elas ficam correndo atrás, não e fiquei só assistindo e dando risada.Feminazi nunca assume as consequências das escolhas que fazem, sempre a culpa é do homem, mesmo ela sabendo que o cara que ela “ama” é um psicopata, ela nunca terá culpa por escolher permanecer do lado do cara. Hahaha, eternas crianças mimadas.
Pois eu sou muito bem casada, recém tive meu filho e tá cheio de homens incríveis me querendo! Acredito que pessoas que valem a pena na vida, independente de ser homem ou mulher, é questão de sorte e a qualidade dos locais que você frequenta ou habita, encontrar tais pessoas.
Pelo nível de comentário desses machos aqui, dá pra ter uma noção de onde eles são e o que fazem. Fora que parecem um bando de frustrados sem dúvidas. Ninguém em sã consciência ou plenitude, profere palavras de tão baixo calão ao se tratar de um assunto comum na vida em sociedade. Tem que ser muito infeliz mesmo.
Homens pra comer é oque nunca vai faltar pra nenhuma mulher mesmo. Agora se divorcia do seu marido com filho a tira colo pra você ver se algum homem no mínimo interessante vai querer te assumir?!
Uma amiga minha gente boa , se separou do marido, casamento em desgaste , a moça não estava feliz . Encontrou um rapaz que ela conheceu , pasmem , jogando pokemon. Os dois jogam , foi essa afinidade peculiar que fez ela se juntar a ele. Mas ela se apaixonou por esse cara , pois ele demonstrou ser um rapaz maduro e passa segurança . Os dois são pessoas de caráter!!! E ele assumiu as duas filhas dela e estão felizes. Para pessoas de bom caráter com famílias de mesmo tom . É possível recomeçar .
Só aceita como algo positivo namorar mãe solteira outra mão solteira. Para os pais vale o mesmo.
É uma questão lógica, não quero problemas que não criei.
Caçou o problema, arque com o problema.
Quem está lendo esse depoimento hoje deveria comemorar comigo e minha família porque tudo começou como uma brincadeira para algumas pessoas que diziam que era impossível. O meu nome é José Carvalho e sou da Lagoa. Mas estou me mudando para Chicago, EUA, com minha esposa. Estou bem casado com dois filhos e uma linda esposa. Algo terrível aconteceu com minha família quando perdi meu emprego e minha esposa saiu de casa porque eu não conseguia cuidar de mim e das necessidades de minha família naquele momento. Nenhuma mulher me apoia ou cuida bem dos filhos. Eu tento enviar uma mensagem de teste para minha esposa mas ela me impede de falar com ela, eu tento falar com seus amigos e familiares mas eu ainda não treino nada, e me candidatei a um emprego e ainda nada treino para mim é como se eu custei, mas até um dia fiel que nunca esquecerei na minha vida Quando conheci um velho amigo meu a quem expliquei todas as minhas dificuldades, e ele me contou sobre um grande homem que o ajudou a conseguir um bom emprego na Coca Cola empresa e ele me disse que ele é um mago mas eu sou uma pessoa que nunca acredita em feitiços, mas eu decidi tentar e o Dr.WAVA me orientou e me mostrou o que fazer durante esses três dias de lançamento do feitiço . Eu sigo todas as instruções e faço o que ele me pediu para fazer. O Dr.WAVA garantiu que tudo corresse bem e que minha esposa me visse novamente após o maravilhoso trabalho do Dr.WAVA. Minha esposa me ligou de um número desconhecido e pediu desculpas e me disse que ela realmente sente falta de mim e de nossos filhos e minha esposa voltou para casa naquela mesma noite. E depois de dois dias fui chamado para administrar uma empresa Paragon na América. Aconselho-o se tiver problemas envie uma mensagem para este e-mail drwava3@gmail.com ou Whatsapp/Viber +66992602953 e obterá o melhor resultado. Tome as coisas como garantidas e isso será tirado de você. Eu te desejo o melhor.